O Dirf poderá ser acessado pela internet. Prazo para entrega será de 1º de março a 30 de abril deste ano.
Programa para declaração estará disponível aos contribuintes a partir de amanhã (26) ©Marcos Ermínio |
A partir desta segunda-feira (26), estará disponível para os contribuintes o programa para preenchimento da Declaração do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física). O prazo para envio das informações começa no dia 1º de março e segue até 30 de abril deste ano.
Devem declarar à Receita Federal, quem recebeu rendimentos tributáveis em 2017, valores superiores a R$ 28.559,70. No caso da atividade rural, a declaração é obrigatória para receita bruta superior a R$ 142.798,50.
No Mato Grosso do Sul, expectativa é que sejam entregues 410 mil declarações – 5% a mais que no período anterior, quando foram 393 mil declarações. No País, o esperado é de 28,8 milhões de declarações - 340 mil a mais do que no ano passado.
Neste ano, o PGD (Programa Gerador de Declarações) Dirf 2018 terá algumas mudanças como a exigência de informações complementares sobre os bens declarados. como números e registros, localização e número do Renavam (Registro Nacional de Veículo).
Também será incluída a informação sobre a alíquota efetiva utilizada no cálculo da apuração do imposto.
Outra novidade é a possibilidade de impressão do Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) para pagamento de todas as quotas do imposto, inclusive as que estão em atraso.
O site é o idg.receita.fazenda.gov.br.
Por: Anahi Gurgel